sexta-feira, 8 de outubro de 2010

APRENDENDO A DEPENDER

A Palavra de Deus diz que Jesus é o agir encarnado de Deus na terra, e é um mistério a ser revelado, que primeiro precisamos conhecer (Cl 2:2), depois falar (Cl 4:3) e por fim manifestar; “o mistério que esteve oculto desde todas os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos” (Cl 1:26) Em Cristo Jesus podemos fazer parte do agir invisível de Deus e manifestá-lo na terra.
Por mais atentos que estejamos para o agir de Deus, Ele, em sua soberania ilimitada sempre nos surpreenderá em coisas que ainda não percebemos. O agir invisível de Deus só será frutífero em nossas vidas à medida que aprendemos a depender do Espírito Santo.
Jó era um homem temente a Deus, sincero, reto, que se desvia do mal e ainda retém a sua sinceridade. É claro que este estilo de vida atraiu a atenção de Deus e fez com que satanás o observa-se começando assim a desenrolar o rolo que estava escondido dentro do Jó que só se tornou visível e frutificou na medida que Jó foi manifestando um fé verdadeira em Deus e não somente um fé nos milagres que Deus pode manifestar aqui na terra dos vivente.
UMA VISÃO DA MORTE
                                 
“O meu espírito vai-se consumindo, os meus dias vão-se apagando, e só tenho perante mim a sepultura” (Jó 17:1).
Neste momento da vida Jó, ele não tinha muito que olhar, pois os filhos haviam morrido, o mesmo aconteceu com os seus carneiros e ovelhas, a sua plantação fora queimada. A sua saúde estava comprometida e até a sua reputação de homem de Deus temente e integro fora questionada pelos amigos.
Então ele solta o seu lamento: “Agora mesmo está a minha testemunha no céu, e o meu fiador nas alturas”.  Neste momento tudo era trevas e a única visão era da morte, não havia um homem do seu lado que lhe apresentasse a vida ou a luz. Todo comentário a respeito do fato, ou a respeito das filosofias humanas apontavam para a morte, pecado e para a insignificância de um homem nascido de mulher.
A ÚNICA TESTEMUNHA QUE ELE TINHA ERA DEUS E O SEU FIADOR ERA JESUS.
Podemos ver que ali a boca do Jó falava da morte do cordeiro de Deus o nosso fiador. Aquele que pode pagar o preço, fazer o sacrifício para de uma vez por toda nos resgatar. Temos também que ter essa visão da morte, porém você não precisa deixar chegar a esse ponto. Porque o que Jó conheceu na sua carne, o que muitos de nós falamos muito bem e até bonito ainda esta oculto para muitos de nós imagine você será que preciso passas pelos mesmos sofrimentos que Jó para conhecer O Agir de Deus? Nos dias de Jó para invocar Deus como testemunha e fazê-lo lembrar que Jesus pagou o preço do nosso resgate e para que o poder resgatador do sangue do cordeiro se manifeste e venha nos resgatar dos cativeiros que nós são apresentados. Porque Jesus morrer ou foi sacrificado antes da fundação do mundo e aprove ao Espírito Santo e a Jó deixar escrito que precisamos aprender a depender, para então assim conhecer o mistério do Agir de Deus – Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Seja pelo pecado ou pela santidade não importa os cativeiros fazem parte da vida dos seres humanos.
Disse Paulo, quem me livrara desse corpo do pecado.
Vivemos um paradoxico entre os cativeiros e não podemos, ou não devemos perder essa visão da morte e nos preparar para ela, essa é a única certeza que todos temos nesta terra, ou melhor, nesta vida terrena independe mente da fé, santidade ou posições. Então devemos nos preparar nesse cativeiro, para vivermos eternamente livre com aquele que nos criou e nos ama e por isso o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e a piedade, pelo conhecimento de Jesus.
Sabendo disso no tempo que nos resta na carne não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo o a vontade de Deus.

ISSO NÃO É LAMENTO
Sabe meu Senhor tenho vontade de estar contigo no seu Reino eterno passando pela morte. Ai olho e vejo que ainda há algo a ser realizado aqui e mesmo sem entender os seus propósitos sigo o caminho que o Senhor preparou para mim. Como servo, esposo, pai do Bruno, da Verônica, do Rafael e do Carlos Eduardo. Peço-lhe da me sabedoria para contar os meus dias e vive-los em Tua presença e achar graça aos Seus olhos e aos olhos dos meus filhos, alcançando os seus corações sendo um modelo para eles ao qual eles possam imitar-me quanto à fé e a pratica do evangelho. Sabendo que mesmo limitado pelo tempo, cativo pela vontade de Deus, completei a carreira que me foi proposta, guardando a fé. Deixando para eles a Benção da qual Deus é minha testemunha e Jesus é o meu fiador para fazer valer isso tudo.
Dia 03 de outubro de 2007.
O Senhor reinará eternamente 

Retifico todas as palavras da oração feita e registrada neste caderno no dia 03 de outubro. Sabedor que devo ter uma firmeza de coração e mente me uno ao profeta Isaias no capitulo 26:3 “Tu conservas em paz aquele cujo, a mente esta firme em Ti”. Por isso procuro não me esquecer da Tua lei e dos Teus mandamentos, porque eles os mandamentos e as leis aumentarão os meus dias e acrescentaram os meus dias e me acrescentarão anos de vida e paz. Mas hoje em especial lhe peço e rogo que eu não seja demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio. Peço que me perdoe por agir assim e me perdoe por julgar o meu próximo e perdoa-me por agir como um fariseu. Sabedor que fiz o que era mau e é mau aos seus olhos confesso o meu pecado e creio no arrependimento e no poder da Tua Palavra.
CREIO QUE SEMPRE CRI!
Mas tenho hoje a certeza que muito pouco dependi, pois não sabia como depender mesmo dependendo para aprender, só aprendi pelo que sofri, porque não sabia que tinha nascido com um propósito de primeiro aprender a depender, para depois ensinar a muitos que vão aprender que Jesus tem poder. Porque Ele tudo entregou no Altar antes da fundação do mundo e Ele mesmo veio aqui depois falar da sua entrega e enquanto falava, ou melhor, enquanto ensinada Ele mesmo sendo Deus dependia do Espírito Santo e não ensinava nada D’Ele mesmo e sim dos mistérios escondidos dos Atos do Espírito Santo até ali limitado a um homem Jesus.
É claro que mesmo Ele sendo Deus não usurpou (Fp 2:6-8) nada nos céus, dependeu dos Atos Espírito Santo e dos seus santos anjos para pedir emprestado um ventre para assumir uma forma de homem, aprender a obedecer aos pais, foi levado na infância para o Egito aprender o que era depender de homens que estava começando a aprender a depender seu curso na faculdade do Egito durou 12 anos e depois Ele foi falar sobre o que tinha aprendido aos que estavam no templo e ai manifestou o que já havia aprendido o mistério que estava oculto e que, agora, foi manifesto aos seus santos. “Aos qual Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Cl 1:26-27). Os pais de Jesus temendo a morte de Jesus obedeceram podendo assim manifestar mais um Ato do Espírito Santo livrando da morte aquele que executaria a vontade de Deus para todos os tempos e épocas e que de geração em geração esteve oculto e que esta manifesto aos seus santos em Cristo. Porém após doze anos de servidão e obediência aos seus pais da terra vivendo na dependência deles para que os atos do Espírito Santo fossem manifestos em sua vida.
E, quando acabaram de cumprir tudo, segundo a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à festa da páscoa; E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais. Pensando, porém, eles, que viria de companhia, pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E, todos os que o ouviam, admiravam a sua inteligência e respostas. E, quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios do meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. (Lc 2:39-50).

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

UM EVANGELISTA BASTANTE NERVOSO

TITO 1:12: "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos...." Esses cretenses deviam ser mesmo muito CRETINOS! Mas o que vemos aqui é um evangelista bastante nervoso, impaciente com a cretinice dos cretenses. Não haveria em Creta alguém que não fosse mentiroso, comparável a uma besta? Esse Paulo exagerava um pouco também quando se irritava. Encontrei essa frase na Internet de um tal de João de Freitas, pelo que vi deve ser alguém culto e com um senso critico porem desprovido do conhecimento da Pessoa de Jesus. Realmente concordo com ele, pois nós exageramos sim quando nos irritamos às vezes bem mais que o Apostolo Paulo e às vezes até nos excedemos ao ponto de pecarmos em nossos relacionamentos interpessoais. E é ai que o Espírito Santo através do temor do Senhor nos leva a ouvir a voz do testemunho interior ou voz da consciência, nesse momento procuramos consertar procurando a pessoa ofendida. E logo após vamos diante de Deus e confessamos o nosso pecado e conforme esta escrito: “Ele é fiel e justo para nos perdoar e com seu sangue nos lavar (1João 1:9)”. Quanto à procura de homens que não são mentirosos já é algo que realmente demanda um pouco mais de tempo, pois se ele é um bom mentiroso vai conseguir enganar por um bom espaço de tempo. Vai escrever um tanto de livros, vai ter um bom numero de ouvintes, que até se tornaram seus fieis seguidores. Mas também esta escrito: “que é pelos frutos que se conhece a arvore (MT 7:20)” e se falando em lideranças espirituais aconselhou o Apostolo ao seu evangelista, vá alem conheça melhor aqueles que você estabelecer. Há que se observar que não podemos ser levianos, nos deixando levar pela primeira impressão e muito menos sermos facciosos, pois o nosso coração é enganoso e tremendamente corrupto (Jr 17:5). A bíblia nós permite sim fazer conjecturas, quanto a pessoas e aquilo que não são mandamentos. Temos até a oportunidade de nos irar (Ef 4:26) e já escrevi acima como tratar se caso chegar a pecar. Conhecendo bem como pensa e age um evangelista concordo realmente quando tem a impressão pelos escritos do apostolo quanto à impaciência do evangelista e isso realmente é algo que caracteriza o exercício do cargo especifico do evangelista. Pois temos que realizar as tarefas em um curto espaço de tempo, com a precisão de um cirurgião, salvando o maior numero de Almas possíveis e ainda correndo o risco de nos tornarmos pastor. Aquilo que tem a aparência de bastante nervoso, na realidade é a falta do exercício de algumas coisas que fica bem claro aos ensinos a Tito. Por ser ele um evangelista Jovem o conselho é: “Em tudo te dá, por exemplo, de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que se sujeitem aos seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador” (Tt 2:7-10). Ele deveria tornar-se o padrão de boas obras, no ensino, ele deveria realmente ser um evangelista mostrando a gravidade de se manter nos padrões mundanos do resto da população da cidade de Creta.   Porem ele não poderia deixar-se levar pelas aparências, respeitando as pessoas, mas falando o tinha que falar, apontando as atitudes erradas, condenando o que é profano, humano, maligno e vil. O evangelista realmente esta sempre na frente de batalha e não podemos ignorar os ardis do diabo, pois a couraça de justiça é formada pelos nossos atos de justiça diante de Deus, dos homens, anjos e demônios. Porquanto a graça de Deus se manifestou a todos nós e o evangelista deve viver todos os seus dias de maneira sensata, justa e piedosamente. O que é uma vida sensata? O dicionário Aurélio escreve dentre outros uma atitude discreta e reservada. Outros tradutores optaram pela palavra sóbria que logo pensamos em não estar bêbado de bebidas alcoólicas, mas o Aurélio fala de ser moderado no Comer também e vai ainda alem “Que se contenta com pouco na sua alimentação”. Lembra-se da expressão ventres preguiçosos? Viver de maneira justa pode ser definido pela bíblia com as palavras que falou o Senhor a Josué registrado no capitulo 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito”. Um viver pio é a maior qualidade de um homem ou mulher de Deus, porque aqueles que não vivem assim são classificados pela bíblia com ímpio, porque vivem nas impiedades da vida. Mas o que vive na pratica do Amor, do respeito, da compaixão, observando os males alheios e se entristecendo por ele e o principal de todos Deus é piedoso. Podemos ver que alguns homens foram reconhecidos como piedosos na bíblia: “E uns varões piedosos foram enterrar Estêvão” (At 8:2). “Cornélio, centurião da coorte chamada italiana” (At 10:1). “E um certo Ananias, varão piedoso” (At 22:12). Mas Deus buscava uma semente de piedosos (Ml 2:15) para  livrar da tentação, como livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis, Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas( 2 Pe 2:7-9). Sabendo disso que tipo de pessoa você deve ser, e de que forma de viver sendo que estamos vivendo em um mundo que vive como Sodoma e Gomorra.