TITO 1:12: "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos...." Esses cretenses deviam ser mesmo muito CRETINOS! Mas o que vemos aqui é um evangelista bastante nervoso, impaciente com a cretinice dos cretenses. Não haveria em Creta alguém que não fosse mentiroso, comparável a uma besta? Esse Paulo exagerava um pouco também quando se irritava. Encontrei essa frase na Internet de um tal de João de Freitas, pelo que vi deve ser alguém culto e com um senso critico porem desprovido do conhecimento da Pessoa de Jesus. Realmente concordo com ele, pois nós exageramos sim quando nos irritamos às vezes bem mais que o Apostolo Paulo e às vezes até nos excedemos ao ponto de pecarmos em nossos relacionamentos interpessoais. E é ai que o Espírito Santo através do temor do Senhor nos leva a ouvir a voz do testemunho interior ou voz da consciência, nesse momento procuramos consertar procurando a pessoa ofendida. E logo após vamos diante de Deus e confessamos o nosso pecado e conforme esta escrito: “Ele é fiel e justo para nos perdoar e com seu sangue nos lavar (1João 1:9)”. Quanto à procura de homens que não são mentirosos já é algo que realmente demanda um pouco mais de tempo, pois se ele é um bom mentiroso vai conseguir enganar por um bom espaço de tempo. Vai escrever um tanto de livros, vai ter um bom numero de ouvintes, que até se tornaram seus fieis seguidores. Mas também esta escrito: “que é pelos frutos que se conhece a arvore (MT 7:20)” e se falando em lideranças espirituais aconselhou o Apostolo ao seu evangelista, vá alem conheça melhor aqueles que você estabelecer. Há que se observar que não podemos ser levianos, nos deixando levar pela primeira impressão e muito menos sermos facciosos, pois o nosso coração é enganoso e tremendamente corrupto (Jr 17:5). A bíblia nós permite sim fazer conjecturas, quanto a pessoas e aquilo que não são mandamentos. Temos até a oportunidade de nos irar (Ef 4:26) e já escrevi acima como tratar se caso chegar a pecar. Conhecendo bem como pensa e age um evangelista concordo realmente quando tem a impressão pelos escritos do apostolo quanto à impaciência do evangelista e isso realmente é algo que caracteriza o exercício do cargo especifico do evangelista. Pois temos que realizar as tarefas em um curto espaço de tempo, com a precisão de um cirurgião, salvando o maior numero de Almas possíveis e ainda correndo o risco de nos tornarmos pastor. Aquilo que tem a aparência de bastante nervoso, na realidade é a falta do exercício de algumas coisas que fica bem claro aos ensinos a Tito. Por ser ele um evangelista Jovem o conselho é: “Em tudo te dá, por exemplo, de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que se sujeitem aos seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador” (Tt 2:7-10). Ele deveria tornar-se o padrão de boas obras, no ensino, ele deveria realmente ser um evangelista mostrando a gravidade de se manter nos padrões mundanos do resto da população da cidade de Creta. Porem ele não poderia deixar-se levar pelas aparências, respeitando as pessoas, mas falando o tinha que falar, apontando as atitudes erradas, condenando o que é profano, humano, maligno e vil. O evangelista realmente esta sempre na frente de batalha e não podemos ignorar os ardis do diabo, pois a couraça de justiça é formada pelos nossos atos de justiça diante de Deus, dos homens, anjos e demônios. Porquanto a graça de Deus se manifestou a todos nós e o evangelista deve viver todos os seus dias de maneira sensata, justa e piedosamente. O que é uma vida sensata? O dicionário Aurélio escreve dentre outros uma atitude discreta e reservada. Outros tradutores optaram pela palavra sóbria que logo pensamos em não estar bêbado de bebidas alcoólicas, mas o Aurélio fala de ser moderado no Comer também e vai ainda alem “Que se contenta com pouco na sua alimentação”. Lembra-se da expressão ventres preguiçosos? Viver de maneira justa pode ser definido pela bíblia com as palavras que falou o Senhor a Josué registrado no capitulo 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito”. Um viver pio é a maior qualidade de um homem ou mulher de Deus, porque aqueles que não vivem assim são classificados pela bíblia com ímpio, porque vivem nas impiedades da vida. Mas o que vive na pratica do Amor, do respeito, da compaixão, observando os males alheios e se entristecendo por ele e o principal de todos Deus é piedoso. Podemos ver que alguns homens foram reconhecidos como piedosos na bíblia: “E uns varões piedosos foram enterrar Estêvão” (At 8:2). “Cornélio, centurião da coorte chamada italiana” (At 10:1). “E um certo Ananias, varão piedoso” (At 22:12). Mas Deus buscava uma semente de piedosos (Ml 2:15) para livrar da tentação, como livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis, Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas( 2 Pe 2:7-9). Sabendo disso que tipo de pessoa você deve ser, e de que forma de viver sendo que estamos vivendo em um mundo que vive como Sodoma e Gomorra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário